Assessoria de TI

Seu braço direito da tecnologia 💪

Diferente da Consultoria de TI, que tem um papel de aconselhamento, a Assessoria de TI, além de aconselhar, coloca a mão na massa, identifica, dá treinamento, reporta e executa as atividades para o cliente.

Mapeamento

O ponto de partida da Assessoria de TI é mapear o cenário atual da empresa. Quantos dispositivos possui; quais acessos são feitos; se o desempenho das máquinas está ok; se a rede está protegida; se as máquinas possuem vírus; como a infraestrutura está organizada, cabeamento, localização dos pontos de acesso; e muitos outros.

Por isso é comum que o assessor, nesta primeira etapa, faça muitas perguntas e anotações relevantes. Essa coleta de dados é necessária para que ele entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais práticas podem ser adotadas e para que consiga elaborar o plano de ação.

Trabalho conjunto

O sucesso de uma Assessoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Nessas horas, é essencial promover dinâmicas entre assessor e cliente para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente, compartilhando ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes.

Também é importante lembrar que,

o papel que a assessoria executa no cliente, está intimamente ligado ao estágio de maturidade do setor de TI na empresa. A maturidade é a capacidade que a TI possui de entregar valor para a organização através da tecnologia. Mas, por que isso é importante?

Quanto menos maduro ele for, mais tempo e energia serão necessários para começar a entregar valor, pois primeiro é preciso construir a base. Um prédio não se começa pelo terceiro andar! Agora, imaginemos que já temos toda uma base sólida, acabamos de concluir o terceiro andar, já conseguimos entregar valor para os clientes do primeiro, segundo e terceiro andar.

 

Porque você deveria contratar uma Assessoria de TI?

Algumas das vantagens da Assessoria de TI:

  1. Aumenta os resultados

    A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer uma série muito grande de inovações. Além disso, através de automatizações, é possível aumentar a produtividade da empresa, evitando assim trabalhos manuais e o retrabalho. Também temos uma questão de redução de custos, muitos processos que o TI adota, impactam na diminuição do custo mensal da empresa, como de energia elétrica, internet, telefonia, entre outros.

  2. Aumenta sua vantagem competitiva sobre os concorrentes

    Inovações tecnológicas promoverão uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, e não só numa questão de diferenciação comercial, mas estratégica/processual/administrativa. Exemplo: Enquanto seu concorrente leva 2 horas para executar determinada tarefa, você faz de forma automática, instantânea. Isso pode ser revertido em um menor preço de produto para o cliente final.

  3. Adota as melhores práticas mundiais

    É comum que as Assessorias de TI baseiem suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado. Essas práticas podem ser encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.

  4. Mantém a tecnologia sempre atualizada

    Com a Assessoria de TI, você mantém seus recursos físicos e lógicos sempre atualizados. Isso garante principalmente a sua segurança, pois softwares desatualizados, por exemplo, podem apresentar vulnerabilidades. Muitas atualizações de software são pacotes de correção à brechas de segurança. Quando exploradas por pessoas mal intencionadas, tornam-se a porta de entrada para crackers.

    É claro que aqui temos uma questão orçamental envolvida, nem sempre o cliente pode adquirir determinados equipamentos, softwares, etc. Então, o assessor trabalha para que o cliente tenha a melhor solução possível, dentro da sua realidade.

  5. Recebe apoio personalizado

    A Assessoria de TI será o seu “funcionário” de TI dentro da empresa, lhe auxiliando em tudo o que tange a atividade. Seu braço direito da tecnologia. Seja qual for o imprevisto ou necessidade, basta entrar em contato com o assessor através de um dos canais de atendimento. Estamos sempre prontos para lhe atender!

  6. Mantém você seguro

    Seus dados são muito importantes e precisam ser protegidos. Desastres naturais, por exemplo, podem acontecer em qualquer lugar do mundo. Sua empresa está preparada para isso? Você tem backup dos seus dados? Esses backups estão em um só lugar?

    Os acessos são controlados? Apenas pessoas autorizadas podem acessar os seus sistemas internos? Você tem certeza?

  7. E muito mais!

Dúvidas?

Entre em contato conosco através de um de nossos canais
de atendimento e solicite um orçamento! 😃

Canais de atendimento